Feed
Posts

 abc2

Tema: UM PROFESSOR E TANTO!

Base Bíblica: Mateus 5.1-2 e 7.28-29

Objetivo: A criança entende que Jesus ensinava às pessoas que estavam ao seu redor e que ensina hoje para nós, através de suas palavras registradas na Bíblia.

Boas vindas e cânticos

Atividade Inicial: Exposição de fotos: Deixar as crianças prepararem uma exposição com fotos relacionadas às suas escolas. Conversar com elas sobre o relacionamento com colegas e professores.

Dramatização: As crianças irão simular uma sala de aula, onde elas mesmas lecionarão. Os assuntos a serem “estudados” serão os temas de encontros anteriores sobre a vida de Jesus. Cada criança que desejar, deve ter a oportunidade de ser o professor. Se possível, prepare um ambiente semelhante à escola, com quadro de giz, cadernos etc.

Cântico: Mais de Cristo, CC 169

Apresentando o Tema: Quais de vocês já estão na escola? E aí? O que você tem aprendido em sua escola? (esperar respostas!) Ótimo quando nós aprendemos coisas novas, não é? Mas… precisamos que alguém nos ensine. Quem é este alguém que ensina coisas para você na escola? Oh! é o professor ou a professora. Como os professores são importantes para nós! A história que contarei hoje fala de um professor e tanto! Este professor foi alguém especial na vida de muitas e muitas pessoas.

Mensagem: Ele estava sempre ensinando, a cada hora do dia, seja onde for que estivesse. Você já deve estar curioso para saber o nome deste professor, não é? Vamos então abrir a Bíblia para descobrir? Abrirei em Mateus, capítulo 5 e quero a ajuda de algum de vocês para ler os dois primeiros versículos deste texto. (Deixe uma criança ler.) Como é, então, o nome deste excelente professor? Isto mesmo! É Jesus!

Jesus andava por muitos lugares e cidades, e estava sempre ensinando por cada lugar que ele passava. E quem eram os seus alunos? Jesus teve muitos e muitos alunos. E de todas as idades: ele ensinava aos adultos, como seus pais ou avós e aos jovens e adolescentes, como seus irmãos ou primos mais velhos. Mas… Jesus gostava de ensinar também às crianças. Às vezes, Jesus pegava as crianças no colo e contava histórias. Jesus amava muito as crianças e ele até as usava para ensinar coisas para os adultos.

Mas… será que Jesus ensinava em uma sala de aula? Não, não era. Sabe por quê? Porque Jesus ensinava por todos os lugares por onde passava e nem sempre havia uma escola para Jesus usar. Às vezes, Jesus subia em um morro e sentava na grama e ficava ensinando as pessoas que sentavam ao seu redor, como a gravura mostra. Outras vezes, Jesus sentava em um barco e as pessoas ficavam na praia para escutar o que Jesus falava. Ou então Jesus ensinava no lugar onde as pessoas iam adorar a Deus, que era o templo. Por muitas vezes, Jesus ensinava enquanto estava andando de um lugar para outro, para as pessoas que iam com ele naquela estrada.

E o que você acha que Jesus ensinava? Será que Jesus ensinava matemática? Ou será que Jesus ensinava a ler e escrever? O que será que Jesus ensinava, hen? Ah, Jesus ensinava coisas muito importantes que estas ou qualquer outra que a gente aprenda na escola. Jesus ensinava sobre Deus, sobre como as pessoas podiam ser mais felizes fazendo as coisas que Deus queria que eles fizessem.

Certa vez, quando Jesus estava sentado num monte, ensinando para muitas pessoas, ele falou por algumas horas sobre algumas destas coisas que as pessoas precisam fazer para serem felizes e estas coisas servem para nós também. E os ensinos de Jesus eram interessantes também, devido ao material que ele usava em suas aulas. Ele não usava cadernos ou quadro de giz. Jesus falava o que ele sabia das coisas que tinha aprendido com Deus, o seu Pai. E Jesus usava coisas da natureza para ensinar às pessoas. Vamos conferir isto na Bíblia?

Em Mateus 6.25-34, lemos que Jesus estava ensinando para um grupo muito grande de pessoas que estava sentado em volta dele, num monte. Acontece que algumas daquelas pessoas estavam muito preocupadas com as coisas que iriam acontecer nos próximos dias se elas teriam dinheiro, comida e roupas. Jesus então ensinou que elas não precisavam se preocupar com estas coisas porque Deus iria cuidar disto para elas, dando as coisas que elas precisavam. Para provar isto, Jesus mostrou os pássaros no céu e disse assim:

- Vejam os passarinhos que voam por aí: eles não plantam sementes, não colhem os frutos e nem guardam a comida para amanhã, mas Deus, o nosso Pai dá de comer para eles. E vocês, pessoas, valem muito mais que os passarinhos. Então, Deus cuidará de vocês.”

E Jesus continuou ensinando assim:

- E por que vocês estão preocupados com as roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham e nem fazem roupas para sim mesmas. Mas eu digo que nunca ninguém se vestiu tão bonito como estas flores. E é Deus que as veste assim. Então, não se preocupem que Deus também dará sempre as roupas e demais coisas que vocês precisam. Mas, Deus fará isto se vocês estiverem sempre procurando viver da forma que ele quer, preocupando-se mais com as coisas de Deus e a sua justiça.

E assim Jesus ia ensinando para as pessoas. E elas ficavam ouvindo Jesus com atenção. E você? Gostaria que Jesus fosse o seu professor? Se você quiser, Jesus pode ensinar para você também. É muito simples, é só você ler as histórias e palavras de Jesus que estão escritas na Bíblia, ou quando você ouve alguém falando as palavras de Jesus, como eu estou fazendo hoje. E as palavras de Jesus são maravilhosas e nós devemos aprendê-las e também fazer as coisas que Jesus quer que façamos.

Vamos agora conversar com Deus e pedir que ele nos ajude a sempre obedecer as palavras de Jesus que estão escritas na Bíblia.

Versículo para memorizar: “Disse Jesus: Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.” João 15.14 – BLH0

Técnica: Mensagem Secreta – Prepare cartões individuais com o exercício abaixo e também um cartaz com o versículo escrito de forma atraente. As crianças preencherão o exercício (individualmente ou em grupos de dois ou três) e depois irão conferir com o cartaz. Ao final, repita o versículo algumas vezes para auxiliar a memorização. Incentive até as crianças não alfabetizadas a copiarem as letras de acordo com os desenhos e depois leia o versículo para ela.

Vamos descobrir qual é a mensagem secreta? Substitua os desenhos por letras, de acordo com o código.

Atividade de fixação: Tiro ao alvo

Atividade final: As crianças irão confeccionar com papel ofício e canetas hidrocor (ou giz de cera) um caderno onde deverão copiar versículos referentes aos ensinos de Jesus. As crianças poderão ilustrar os versículos. Na capa do caderninho escreva: “Aprendendo como professor Jesus”. Será interessante deixar páginas em branco para as crianças continuarem a tarefa em casa. Prepare uma lista de sugestões de versículos para as crianças copiarem a tarefa em casa.

Para encerrar: Para o lanche de hoje, se possível, sirva biscoitos com formato de letras e suco. Aproveite a oportunidade para relembrar que Jesus não ensinou a ler e a escrever, mas ensinou sobre a coisa mais importante para nós: conhecer a Deus. Aproveite para fazer uma homenagem para os professores do templo, que ensinam as crianças.

Comentário para “Sugestão de atividade para o dia do professor”

  1. Suely Solange Cunha Teixeira disse:

    Parabéns, amei a programação. Que Deus continue abençoando vc;

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree