Feed
Posts

Missões é um ato de amor

welkom

Vanusa e Edimar são nossos missionários na cidade de Welkom, na África do Sul, um país que fica no sul do continente africano. Eles têm duas filhas: Victoria e Julia. Deus enviou esta família à Africa com o objetivo de ser luz e pregar a mensagem de salvação. É maravilhoso perceber como o Senhor tem tornado isso possível.

Os missionários fazem diversos trabalhos. Um deles é o treinamento em liderança dos cristãos imigrantes de países de fala portuguesa. Eles trabalham durante alguns meses do ano nas minas de ouro. Os missionários fizeram um Seminário onde capacitam os imigrantes para evangelizar em seus países de origem. São pessoas de diversas etnias (Zulu, Shoto, Xhosa, entre outras) que ao retornarem para suas aldeias, estarão aptas a proclamar a mensagem de Jesus nos seus próprios dialetos, alcançando lugares onde os missionários não poderiam estar pessoalmente.

É a mensagem de Jesus sendo espalhada, lembrando os primeiros cristãos citados na Bíblia, que ao serem dispersos, por onde passavam, anunciavam o evangelho.

Outro trabalho importante é o ministério com esportes. Um dos líderes locais já começou a colocar em prática o que aprendeu no Seminário. Ele está trabalhando com um grupo de quase 100 crianças que estavam praticamente abandonadas numa área dentro de uma fazenda nos arredores de Johannesburg. São crianças órfãs do vírus da AIDS, pois os pais morreram com o vírus. Grande parte delas é portadora do vírus também. As informações que temos é de que essa é uma comunidade basicamente de crianças e adolescentes.  Os adultos morreram com o vírus HIV. Isto é algo estranho para nós! Nesta comunidade, há um outro casal de missionários que trabalha em cooperação com Vanusa e Edimar.

Em Welkom, quando não estão estudando, as meninas, Victoria e Julia, visitam e auxiliam as crianças da creche Morning Star. Elas gostam de visitar e dar-lhes alegria. Julia, a mais nova, gosta de criar histórias em inglês e apresentá-las com fantoches. Victoria acha divertido pegar as crianças pequeninas no colo e ensinar cânticos. O que as crianças da creche mais gostam é quando as meninas levam chocolate e sorvete. E o que Jesus mais gosta é ver seu amor sendo demonstrando àquelas crianças, em sua maioria órfãs do HIV, por meio das nossas meninas missionárias.

As meninas também auxiliam seus pais nas visitas evangelísticas e atuando como intérpretes para equipes de voluntários que vão à Welkom ajudar no trabalho missionário. O importante é que não fazem nada disso por obrigação, nem porque os pais mandam, ou porque os pais são missionários. É importante destacar que as meninas não são missionárias porque estão na África. Já eram amigas de missões no Brasil e continuaram a ser na África.

Assim, líder, fica para nós a lição de que cada criança que faz parte da nossa organização AM, deve receber a melhor formação missionária possível para que tenha esta mesma consciência e responsabilidade com Cristo. Estando lá ou cá, sendo criança ou adulto, cada cristão deve ser um missionário e espalhar a mensagem de Jesus por amor.

Debhora Elisamar Gonçalves dos Santos da Silva
(Educadora religiosa com habilitação em missões)

4 Comentários para “Missões é um ato de amor”

  1. Lidia Pierott disse:

    Luciana,

    Bom saber que você foi acolhida com tanto carinho pela Vanusa! Desafio você a seguir o exemplo dela e também amparar outras meninas, muitas precisam conhecer o amor de Deus e crescerem no conhecimento da Palavra por meio de um trabalho como o das Mensageiras do Rei. Ore sobre isto.
    Lidia

  2. luciana disse:

    olá
    Fico muito feliz de ver essa familia linda, abençoada. A vanusa foi muito importante em minha vida quando eu era mensageira do Rei na igreja batista de teresópolis RJ, ela me acolheu e me ensinou muito, eu era sozinha na igreja, ela cuidou de mim sou muito grata.
    Que Deus continue abençoando essa familia linda sempre!!! louvo a Deus pela vida deles!!!

  3. Lidia Pierott disse:

    Mary,

    Fiquei muito feliz em saber do trabalho que vem desenvolvendo com os Amigos de Missões de sua igreja. Lembre-se que na turma de sua igreja tem missionários em potencial, eles precisam receber uma formação cristã missionária de qualidade, pois assim teremos servos comprometidos com o Reino do nosso Deus. Outro dia, em um treinamento que dei, uma orientadora compartilhou que uma menina de sua turma de Amigos de Missões disse à mãe que estava orando em favor da mãe e da orientadora, a fim de que Deus as ajudasse a ensiná-la direitinho porque ela quer ser missionária e precisava aprender tudo direito. Que lindas são as nossas crianças! Elas precisam de pessoas dedicadas, que invistam na formação delas. Continue firme nessa missão que o Senhor deu a você e as mulheres de sua igreja.

  4. Mary Ruth do Nascimento Araújo dos Santos disse:

    Deixo meu recado, pois fiquei emocionada em perceber a alegria de Júlia e Vitória ( as filhas dos missionários ) que também são missionárias. A tarefa de falar e viver JESUS é de total importância na vida. Sou Cood. da MCA na PIB da Fraguesia em Jacarepagua no Rio de Janeiro. Tenho incentivado o trabalho com as crianças através dos “AMIGOS DE MISSÕES”, duas sócias da MCA tem separado seu tempo para a dedicação nas atividades, junto as crianças. Realizamos um vídeo sobre o que elas realizam com os pequeninos e em um culto, pela manhã na igreja, após a EBD, realizamos a demonstração do vídeo e a divulgação deste trabalho, as crianças que participam foram a frente e oramos. Creio que vários pais foram despertados a levarem seus filhos para as reuniões, contribuindo para o crescimento espiritual deles. Estamos orando pela família dos missionários Vanuza e Edimar e suas filhas. Mary Ruth Santos

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree