Feed
Posts

fatostit

Você já tomou uma decisão precipitada, sem ter todos os fatos? É perigoso, não é? É fácil julgar uma criança sem saber a realidade de onde ela vem, porque age assim e o que está acontecendo em sua vida. Para ser um bom líder de crianças, você precisa estar a par de todos os “F.A.T.O.S.”. Estes “F.A.T.O.S.” podem ser facilmente explicados no seguinte acróstico.

F – Fiel

A –Adaptável

T – Transformador

O – Obediente

S – Servo

Vamos examinar os “F.A.T.O.S.” para ver como você vai no ministério com as crianças:

FIEL – Você é comprometido ou está trabalhando com as crianças porque ninguém mais quis? Você está decidido a fazer o melhor possível para as crianças? Você sempre está presente, chegando antes da hora, com a lição preparada? Os outros líderes e as crianças podem contar com você? Sua palavra vale para os outros?

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” – 2Timóteo 2.15 **

ADAPTÁVEL – Ray Krock, que começou a rede de lanchonetes de McDonald’s, sempre dizia: “Se você ainda está verde, está crescendo. Mas se já amadureceu totalmente, está apodrecendo.” Traduzindo, você já cresceu tudo que tem para crescer ou ainda está procurando novidades? Você está aproveitando oportunidades de treinamento e reciclagens? Você aceita a possibilidade de novos métodos, organizações e literaturas serem melhores do que está usando atualmente? Sempre podemos melhorar nosso desempenho com algumas mudanças.

“Os sábios acumulam conhecimento…” – Provérbios 10.14


“O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.” – Provérbios 12.15 “Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” – Provérbios 26.12TRANSFORMADOR – Há uma diferença muito grande entre a pessoa que simplesmente passa adiante informações e fatos (transmissor) e alguém que investe em vidas transformadas. É muito mais fácil dar uma folha para pintar e memorizar um versículo do que levar as crianças a entender a verdade da Bíblia através de atividades práticas. Você conhece as crianças fora da sala de aula? Está orando por elas constantemente? O que está acontecendo em sua sala está fazendo diferença na vida das crianças?

“Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel… e não será como a aliança que fiz com os seus antepassados… Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações.” – Jeremias 31.31, 32a, 33b

OBEDIENTE – Todos tem que trabalhar debaixo de autoridade, como o próprio centurião falou com Jesus: “Pois eu também sou homem sujeito à autoridade” (Mateus 8.8). Deus coloca pessoas sobre a nossa vida justamente para nos ensinar e para nos disciplinar. Já pensou como seria a música da orquestra sem o maestro? Se os instrumentistas decidem que não gostam do jeito de ele reger ou simplesmente não quer fazer do jeito do maestro, como será a música da orquestra? Jesus, na parábola dos dez talentos, mostra que o trabalhador fiel em pequenas coisas será abençoado. Como você pode ensinar às crianças a importância da obediência aos pais e outros adultos se você não se submete à autoridade da igreja? Sua atitude de submissão é fundamental.

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso.” – Hebreus 13.17

SERVO – Na Bíblia é mais do que claro que nossa atitude tem que ser de um servo. Infelizmente, nós deixamos a carne tomar conta das nossas mentes e queremos reconhecimento, queremos ser servidos e não queremos servir. Você está disposto a continuar a trabalhar com as crianças, mesmo quando a liderança da igreja não reconhece seu serviço? Você está disposto a varrer o chão, limpar os móveis da sala porque as crianças merecem o melhor? Você está disposto a negar alguma coisa que você precisa para ajudar um outro ministério na igreja?

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” – Filipenses 2.5-8

Ore para que Deus possa ajudar todos os líderes de crianças a usar todos os F.A.T.O.S. para desenvolver um bom ministério.

Baseado na idéia de *Randy Christensen
Adaptado por Peggy Smith Fonseca

*Randy Christensen é pastor das crianças na Bayside Christian Fellowship. Pode escrever para ele (em inglês): randy@bayside-church.org.


** Todos os textos bíblicos são da Nova Versão Internacional da Bíblia (Sociedade Bíblica Internacional)

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree