Feed
Posts

segredo

Assisti a um filme com este título: O segredo de uma promessa. Trata-se de uma linda história de amor (que nunca esqueci!) de um casal que fez uma promessa de jamais se separar, independentemente do que acontecesse. Porém, um acidente trágico os separou por um período de tempo. A mãe do rapaz não aprovava o relacionamento do jovem casal porque a moça era pobre e eles de uma família abastada. O acidente aconteceu no dia em que iriam se casar. O rapaz foi levado inconsciente para o hospital, ficando algum tempo em coma. A jovem foi levada para um centro médico para refazer o rosto, pois ficara deformado.

A mãe do rapaz falou para ele que a sua noiva havia morrido, pois não queria que voltassem a se encontrar. E para a jovem falou que o seu filho não ia querer uma mulher deformada. Ela prometeu pagar todas as cirurgias, desde que não o procurasse mais.

Antes de acontecer o acidente eles fizeram uma promessa no alto de um monte, onde guardaram um objeto.
A jovem era uma artista, com um talento natural para pintar quadros. Depois de tantas correções no rosto, ela ficou com outra fisionomia. Nunca mais conseguiu pintar, mas tornou-se uma fotógrafa de sucesso.

Certo dia o rapaz viu uma de suas fotos num outdoor e ficou fascinado. Queria contratar os serviços dela, pois fotografava muito bem. Quando se reencontraram, ele não a reconheceu, pois ela estava totalmente diferente. Ela tentou afastá-lo de todas as formas, porém, certa noite, quando foi a sua casa viu o último quadro que ela estava pintando antes do acidente. Ela fugiu e foi para o monte onde tinham feito a promessa, e ele foi atrás. Só eles sabiam daquele lugar e onde tinham guardado o objeto. Chegando lá ele falou para ela que havia sido informado de sua morte. Mas como a jovem estava viva, a promessa foi relembrada e eles voltaram a se relacionar.

Esta história de amor me faz refletir no valor das promessas feitas entre pessoas que se amam de verdade. Elas superam a falibilidade humana, o tempo, os obstáculos e as dificuldades que surgem.

O casal do filme tinha um segredo. Só eles sabiam do que se tratava. Da mesma forma há, também, segredos entre nós e Deus. Ele confidencia conosco individualmente, pois nos conhece muito bem e tem planos para a nossa vida. Ele cumpre o que nos informa ou revela. Deus não falha. Ele é fiel. O Senhor nos ama de forma incondicional.

Há na Palavra de Deus uma história real de um segredo e uma promessa. É a história de Abraão e Sara. O segredo para que Abraão alcançasse a promessa está escrito em Romanos 4.18-20: “O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus.” Abraão creu contra a esperança, pois seu corpo estava amortecido e Sara já havia cessado o costume das mulheres. Entretanto, a promessa foi feita pelo próprio Deus. Deus é verdade e sua Palavra se cumpre, independente de tempo, espaço e dificuldades.

Abraão foi provado naquilo que tanto desejava. A espera do filho da promessa foi dolorosa e demorada. A Palavra de Deus diz que “A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida” (Pv 13.12). Muitas vezes Abraão e Sara se sentiram enfraquecidos e cansados. Sara, por causa da demora, deu Agar a Abraão para que lhe gerasse filhos, o que transtornou não só a vida do casal, mas toda a nação de Israel. O filho de Agar, Ismael, foi motivo de humilhação para Sara por muito tempo, pelo fato de Agar sentir-se superior a ela porque podia conceber.

O sentimento de humilhação acontece quando estamos diante de algo que desejamos e não temos. Mas o que é impossível para nós pode se concretizar pelo poder de Deus, pois para Ele não há impossíveis. Deus provou através da história de Abraão e Sara que a promessa não depende de tempo, espaço ou forças humanas, mas exclusivamente dEle.

A nossa realização e felicidade não podem se firmar naquilo que mais desejamos ou queremos, mas no Deus da promessa, e isso por causa daquilo que Ele é, e não por causa do que Ele pode fazer por nós.
Deus sabe o dia, a hora e o momento certo para cumprir a sua promessa e temos a certeza de que Ele jamais nos desamparará. Para que Abraão alcançasse a promessa era necessário que tivesse fé e paciência em Deus, que no seu tempo cumpriria tudo que lhe prometera. E enquanto esperamos há um “contentamento espiritual” a ser vivenciado. Essa satisfação está arraigada e baseada numa relação íntima com Deus e não nas circunstâncias externas.

Lorrie Skowronskidiz escreveu o seguinte: “O verdadeiro contentamento não é a mesma coisa que obter tudo que desejamos; é submeter-se à vontade do Senhor e aprender a desejar o que Ele deseja. Só então iremos descobrir que a sua vontade é boa, perfeita e agradável.”

Nem sempre é fácil pensar assim, pois o ser humano tem a tendência de pensar que sabe o que é melhor para si e para os outros. Mas a Palavra de Deus diz “que o coração do homem pode fazer muitos planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv 16.1). É essa palavra que traz vida para a nossa alma, para o nosso espírito e saúde para os nossos ossos. Abraão tinha todos os motivos para duvidar e desistir, mas permaneceu firme. E o Senhor nos convida, da mesma forma, a confiar Nele, a não esmorecer na fé e a crer que tudo Ele pode.

Enquanto esperamos pelo cumprimento da promessa, o Senhor nos acalenta nos momentos de solidão, nos consola quando nos sentimos tristes, nos renova a esperança, nos ajuda a “crer contra a esperança”, nos fortalece nos momentos de fraqueza, supre tudo aquilo que nos falta, mesmo quando em crise, porque até isso Ele entende, pois conhece as nossas fraquezas e limitações.

Vamos renovar a esperança e fortificar a fé, pois o nosso Deus é fiel. Nunca se esqueça disso, mesmo que todas as circunstâncias digam o contrário. Talvez Ele não cumpra a promessa feita da forma que desejamos, porque “Ele é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Ef 3.20).  

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia e Bibliotecária, RJ

4 Comentários para “O segredo de uma promessa”

  1. ana claudia disse:

    Eu procurava este filme há muito tempo…tinha até esquecido que na internet poderia encontrar.
    Eu não lembro que idade eu tinha quando o assisti, mas ficou marcado pra mim o momento em que elels se encontam.
    É engraçado como na vida as pessoas pensam da mesma forma que a gente.
    Bjos

  2. Gosto muito da reflexão sobre a história do vaga-lume:”Apagando o brilho do outro”.E infelizmente fazemos parte de uma ” cadeia alimentar”,onde deveras estamos roubando ou ofuscando o brilho do nosso próximo.E sabemos que Deus não se agrada disso,pois como servas do Senhor,devemos sempre “brilhar como as estrelas em seu fulgor”.Cada uma de nós, temos o nosso brilho especial dado pelo nosso salvador.Somos singular e não plural,eis porque somos tão especiais aos olhos do Pai.Quanto ao filme “O segredo de uma promessa”,com
    certa irei vê-lo,pois curto muito filme romântico e estou a caça do mesmo.Se quiserem me dar de presente,não façam cerimônia(brincadeirinha)
    Com carinho,JCA(Márcia de Macedo Alves-Igreja Batista de Laranjal- São Gonçalo-RJ)

  3. Francilene disse:

    Só preciso e dependo da graça e da misericórdia de Deus. somente.

    Obrigada…que Deus abençoe grandemente a todos.

  4. luana disse:

    sabe, o filme O SEGREDO DE UMA PROMESSA é um filme que marca a qualquer pessoa que tenha assistido. porisso queria saber quem possa me indicar a onde posso encontra-lo, poxa! agradeço. deixo meu email para qualquer contato. leiloana@hotmail.com.

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree