Feed
Posts

O que é JCA?

belammacapa-002

 
A sigla JCA significa Jovens Cristãs em Ação. É uma organização da União Feminina Missionária Batista do Brasil. Tem como finalidade oferecer educação cristã missionária para a formação de uma consciência jovem comprometida com Deus e a expansão do seu reino.
O programa educacional da JCA tem por base três áreas de ação: Espiritual, pessoal e social.
As jovens se reunem uma vez por mês, mas realizam várias atividades durante o ano.
A revista Desafio Missionário é uma publicação trimestral que ajuda no funcionamento da organização. Oferece estudos, artigos diversos, informações missionárias, dinâmicas de grupo, técnicas de ensino, sugestões de atividades, etc.
Além da revista temos cinco fascículos de orientação sobre o trabalho desenvolvido e outras publicações de interesse da jovem cristã.
 
DEZ MOTIVOS PARA ORGANIZAR A JCA NA IGREJA LOCAL
1. Orienta a jovem para uma vida cristã em constante crescimento.2. Envolve a jovem nas atividades da igreja.

3. Envolve a jovem na obra missionária.

4. Orienta a jovem para uma postura cristã dentro dos princípios bíblicos

5. Ajuda a jovem a aperfeiçoar o seu interior, para o próprio bem-estar.

6. Direciona a jovem para uma sexualidade dentro da vontade de Deus.

7. Orienta a jovem para uma postura inteligente diante dos acontecimentos da vida.

8. Ajuda a jovem a empregar seus conhecimentos e habilidades para servir a Deus, dentro e fora da igreja.

9. Orienta a jovem para uma boa convivência no contexto familiar.

10. Encaminha a jovem para um relacionamento humano satisfatório, visando uma vivência cristã equilibrada e útil.

 

JCA: AINDA HÁ LUGAR 

Tudo começou em 1922. Depois de tanto tempo, ainda há lugar para a JCA? Ainda há lugar para um grupo jovem feminino em nossas igrejas? Os grupos sempre existirão. É impossível não tê-los. Um a mais, um a menos, isso não faz diferença. O que faz a diferença é o propósito e o desempenho do grupo.

Ainda há lugar para a JCA? Depende da JCA. Não há lugar para um grupo que se limita a um ensino formal, preso a horários, salas e lugares, onde as coisas só acontecem de maneira premeditada, sem determinação livre, sem alternativas. Não há lugar para um grupo com reuniões rotineiras, o mesmo procedimento, as mesmas técnicas, o mesmo sistema de comunicação, as mesmas atividades. Não há lugar para um grupo sem visão, sem crédito, sem entusiasmo. Não há lugar para um grupo sem liderança, isto é, sem gente que faz as coisas acontecerem.

Mas há lugar para uma JCA que possibilita o “chegar junto”. O púlpito abençoa, mas fica distante. É preciso chegar perto. “A aproximação individual facilita o cumprimento da tarefa de levar o outro a refletir plenamente sua fé.” Há lugar para uma JCA que trabalha para o desenvolvimento das potencialidades da jovem e maior sentido de participação; que investe no crescimento espiritual, pessoal e social da jovem; que objetiva uma educação cristã comprometida com a Palavra de Deus; que prioriza o aperfeiçoamento, a edificação espiritual, a qualidade de vida.

Há lugar para uma JCA que realiza atividades com outras pessoas; que emprega esforços para o planejamento de reuniões dinâmicas e criativas. Há lugar para uma JCA com espírito de equipe, com responsabilidade no desempenho da função; com uma liderança interessada, entusiasmada, comprometida no cotidiano com a sua missão. Este é o segredo de uma boa organização local. Se em cada igreja houvesse uma mulher interessada e motivada para o trabalho, a realidade da JCA seria outra.

Há lugar para uma organização, um grupo, uma célula, não importa o nome, acima dos modismos e tendências que caracterizam a época atual. Tem que haver lugar e espaço para essa obra em nossas igrejas, antes que seja tarde demais.

Não importa o modelo eclesiástico adotado pela igreja local, o importante mesmo é não perder de vista a grande comissão: “Ide, fazei discípulos… ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado“. Não importa o conhecimento superficial e a avaliação infundada a respeito da JCA, importa a convicção de se estar cumprindo a missão do Mestre.

 

60 Comentários para “O que é JCA?”

  1. boa tarde amadas em o nome de Jesus,quero que me tire algumas duvidas a respeito da jca eu estou levantando uma jca na minha igreja é quero saber se este ministerio se limita somente p/ solteiras, porque aqui nos temos quatro jovens casadas que gostaria de fazer parte eu estou confusa pode me ajudar me esclarecendo o que devo fazer ? obrigado aminha igreja é (Igreja Batista Emanuel) Timon,M.A a graça ea paz do Senho p/ todos obs: este E-mail é do meu irmão em Cristo Marllon

  2. Denise Araujo disse:

    Lucia, encontramos nas nossas igrejas jovens de diferentes situações: solteiras, casadas, mães solteiras e divorciadas. O público alvo da JCA é a jovem solteira. Para as demais tem a organização MCA, que oferece um trabalho a ser desenvolvido com as jovens mulheres. Todavia, se as jovens não se adptarem à MCA, poderão participar da JCA, mas cientes de que os estudos, as atividade, as programações, enfim, tudo é direcionado para as jovens solteiras. As casadas não poderão assumir nenhum cargo na JCA. Enquanto isso, as jovens solteiras devem incentivar as casadas a participarem da MCA. Esta, por sua vez, deverá conquistar as jovens mulheres para a organização.

  3. Luciana disse:

    Boa noite a todas… estou procurando mais informações sobre como fundar a JCA na igreja que estou congregando… sou membro de uma mais estou frequentando a igreja do meu esposo na qual estou quase com minha carta de transferência pronta..rs. Gostaria da ajuda de vocês para encorajar as minhas moças pois como ja fui da JCA sei que as vezes é preciso um bom incentivo.. susgetões.. sejam bem vindas!! agradeço a Deus por essa oportunidade, pois orei ao Senhor a um tempo e pedi que ele me abrisse as portas para que eu trabalhasse em sua casa para contribuir no seu reino com minha ajuda… ele não me abriu uma porta me abriu um janelão!!!! fui convidada para trabalhar na coord. do berçario com crianças de 0 a 2 anos e para implantar a JCA numa igreja onde nunca existiu essa organização.. estou tão feliz que não tenho como não glorificar esse Deus maravilhoso! Orem, contribuam, divulgem a obra do Senhor, hoje, como mulher casada siinto falta dessa organização na minha vida, hoje Deus me fez essa alegria voltar ao presente.. poderei contrinueir com o futuro de muitas moças….

    Luciana Lima
    Abreu e Lima PE

  4. este blog da jca é uma benção!!tem vários asssuntos pra nós que somos jovens!!eu sou patrícia ricardo da batista nova esperança conjunto joão alves filho,sou presidente da jca cidade nossa senhora de socorro-sergipe.como é bom termos este site e conhecermos várias jovens.gostaria de saber quando será retiro espiritual da jca estadual?abraços patrícia♥

  5. Paula Barreto disse:

    Ooi, aqui em nossa igreja estamos implantando a JCA e queríamos muito saber qual é a melodia do hino. Só encontramos a letra. Agradeceria muito se alguém pudesse me enviar! Obrigada, que Deus abençoe.

  6. Jannyne disse:

    Oi . Gostaria de saber mais informações sobre a jca. Pois estou querendo trazer para a igreja com a qual eu congrego . Beijos Deus a abençoe

  7. viviane batista disse:

    A graça e a paz do senhor! querida e amada sou viviane da igreja batista nova jerusalem tenho tido alegrias com a organização da jca na igreja a qual faço parte realmente é uma Benção!

  8. Taiane Bonfim disse:

    Paz do Senhor!Olá,boa tarde gostaria de saber mais informações sobre a Jca,ex:como a Jca chegou a Bahia e data de fundação.Desde já agradeço,preciso muito destas informações .

  9. Tatiane disse:

    Oi, gostaria de saber qual é o pacto da JCA… Deus abençoe.

  10. Denise Araujo disse:

    Olá Tatiane,

    Você pode ver o pacto da JCA neste link: http://www.ufmbb.org.br/jca/?p=822

    Um grande abraço!

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree