formats
Publicado em 14 julho, 2009, por em Dinâmicas.

As mulheres mais jovens – mães de filhos pequenos, casadas de pouco, adaptando-se à nova condição de mãe e de esposa – naturalmente encontram dificuldades de horários compatíveis aos das mulheres de mais idade, somado ao fato de que suas necessidades são outras.

Por essas e outras razões, estamos sugerindo que as jovens mulheres tenham algumas reuniões em horário compatível com as suas possibilidades. É importante, no entanto, que algumas das atividades sejam realizadas em conjunto. As experiências das mais velhas, somadas à vivacidade e dinamismo das mais jovens, dão um resultado gratificante que não deve ser perdido de vista. Afinal, a organização é uma só, embora muitas das reuniões possam ser realizadas em horários e dias diferentes.

Para muitas mães de filhos pequenos é difícil reservar um grande tempo para sua meditação diária, tão importante para a saúde espiritual e emocional do crente. Para não perder de vista esse ideal, algumas estratégias precisam ser tomadas.

Ouvi de uma mãe a seguinte experiência: espalhava pela casa, fora do alcance das crianças, canetas e blocos de anotação. Durante o dia, quando passava por aquele lugar, anotava os pedidos de oração, suas reflexões, ou versículos que lhe vinham à mente. À noite, juntava todas as anotações e saboreava sua refeição espiritual, preparada durante o dia, cheia de significados e, assim, aquela mãe fortalecia sua comunhão com Deus – “Se buscarmos a Deus em cada minuto, iremos encontrá-lo em todas as horas”, diz um provérbio popular. Seja qual for o método ou estratégia que você se proponha a usar, tenha como meta diária seu tempo com Deus. Isso fará grande diferença no seu dia-a-dia

Compartilhando – Esta atividade tem como objetivo compartilhar o que as mulheres mais jovens têm de dificuldades e alegrias.

 

– Promovam um encontro de mulheres jovens.

– Tragam uma mensagem que venha ao encontro de suas necessidades: educação de filhos, os muitos papéis da mulher, como equilibrar profissão e lar ou outro que vocês achem necessário.

– Deixem um tempo para que elas possam compartilhar coisas simples do dia-a-dia como, por exemplo, a receita de um bolo nutritivo que as crianças gostam; como se limpa uma meia branca depois do futebol; como fazer as crianças arrumarem o quarto e assim outras coisas que ajudam no dia-a-dia.

– Façam duplas de oração para que possam orar umas pelas outras.

– Encerrem com um gostoso chá preparado por elas mesmas.

 

Compartilhando com amigas– Se vocês puderem, façam mais um encontro com as mulheres jovens no qual elas convidam uma amiga ou vizinha para um programa nos moldes da atividade acima.