Histórico

A história da MCA se confunde com a própria história da UFMBB. No início do trabalho da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, as senhoras que participavam desta Convenção costumavam se reunir no templo para estudar sobre missões, orar e preparar presentes para enviar aos missionários. Com esse mesmo objetivo, a primeira organização para mulher, no Brasil, foi iniciada em 1893, na PIB de Niterói (RJ), como iniciativa da missionária norte-americana Emma Morton Ginsburg.

Em 1908, quando a então União Feminina das Senhoras Batistas do Brasil foi organizada, já somavam 20 sociedades. Em 2008, ano do centenário da UFMBB, esse número ultrapassava 6.500 organizações.

Até 1966 a organização conservou o nome de Sociedades de Senhoras. Em 1967, passou a chamar-se Sociedade Feminina Missionária e, 30 anos depois, em 1997, a fim de atender a um maior número de mulheres, a organização mudou o nome para Mulher Cristã em Ação e ganhou divisa e hino ofi cial próprios. Até então, as características da UFMBB eram as mesmas da organização para as mulheres, por se entender que em sendo a organização-mãe deveria conservar as mesmas características.

Em 1922, foi editado o primeiro número da Revista para o Trabalho das Senhoras Batistas, com sugestões de programas e atividades para  senhoras, moças e crianças. A redatora foi a missionária Ruth Randall. Antes dessa data, os estudos e programas eram editados em O Jornal Batista.

O embrião do que seria o atual livro Manancial foi o folheto devocional Época de Oração, editado pela primeira vez em 1924. O primeiro número da revista Manancial saiu em 1954 e foi uma publicação trimestral até 2003, quando passou a ser anual.

Em 1967, com o objetivo de dinamizar o trabalho específi co das mulheres, Minnie Lou Lanier, missionária norte-americana, passou a liderar a organização Sociedade Feminina Missionária e a ser a redatora da Revista de Senhoras e Moças. Neste mesmo ano a revista mudou seu nome para Visão Missionária – um nome que apela ao coração e distingue melhor o principal objetivo da organização, que é Missões.

Em 1969, foi publicado o primeiro manual específi co da organização. Outras literaturas se seguiram e, no momento atual, um grande número de títulos compõe a literatura específica, oferecida para instrumentalizar as mulheres para o serviço no Reino.

A missionária Minnie Lou Lanier desenvolveu um excelente trabalho até 1980, quando transferiu o cargo de Líder Nacional e redatora da revista Visão Missionária para sua auxiliar desde 1970, Elza Sant’Anna do Valle Andrade.

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree