PROGRAMA PARA MISSÕES MUNDIAIS

 QUEM É ESTA QUE APARECE?

Esta apoteose dá um excelente e belíssimo resultado, por que, além de homenagear a mulher, lembra também Missões Mundiais , mostrando que mulheres de todos os países espalham o brilho e a luz de Jesus. Tem uma mensagem profunda, e fica simplesmente lindíssima. E o mais importante: pode e deve ser feita com bom gosto e criatividade. E não fica dispendiosa. Deve ser assim representada: 
  • Treze senhoras formam as Estrelinhas. Elas devem estar de vestido branco, longo ou semilongo. Pode ser de TNT, por ser barato, lembrando sempre que é necessário colocar uma roupa clara por baixo. O vestido deve estar cheio de estrelinhas de papel laminado. Nas mãos, levam estrelas colocadas feito luvas. E na cabeça, uma tiara com uma estrela grande no meio. Todas de papel laminado. A senhora que leva a Estrela dos Magos deve ter mais de setenta anos, cabelos brancos, e ser simpaticamente gordinha. A sua estrela deve ser grande, com cauda de 50cm. Ela se posiciona atrás das quatro luas , bem no meio. Se o local da apoteose for de degraus, será excelente, porque a Estrela dos Magos ficará bem lá atrás, mais no alto.
  • As luas devem ser feitas com papel cartão, grandes, tendo um lado escuro e o outro formando a lua na sua fase, de papel laminado branco, com pouquíssimo glitter (purpurina) na parte escura. Segurando-a com as mãos, devem entrar uma de cada vez e formar um quadrado no meio, tendo a Estrela dos Magos atrás delas, no centro. Vestem roupas longas, azul-claras. As estralas entram com as mãos para trás, para haver impacto, surpresa, todas com o rosto pintado de tinta branca brilhante. As luas, não.
  • O Sol pinta o rosto de amarelo brilhante e veste no mesmo (no rosto) um grande sol de cartolina e laminado amarelo, forrado. Fica numa posição de destaque, mas longe das luas e estrelas. Deve sempre sorrir. Todas devem ter um sorriso no rosto. O sol sempre que mencionado, deve rodar devagar, com os braços abertos, fazendo uma graciosa coreografia.

Narradora:  “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército de bandeiras? Quem é esta?” O poeta escrevia, maravilhado com a obra de Deus: a Mulher! Que inspiração… que comparação maravilhosa e real. Ele começou a compará-la com tudo de belo que ele via durante o dia e durante a noite: a alva do dia, o sol e a lua.

“Quem é esta?” O escritor se refere à mulher, dizendo que ela é como o alvorecer: traz novas esperanças e alegria, onde quer que esteja. Formosa como a lua e como um raio de sol, consegue, com sua luz abençoada, atingir os mais profundos lugares: o lar, o trabalho ou a igreja.

Como estava inspirado o poeta! Quanto privilégio! Mas quanta responsabilidade para a querida homenageada! Formosa como a lua, nas suas quatro fases: lua nova, crescente, cheia e minguante.

  • Lua Nova (entra a jovem)

Ela é jovem, cheia de vida e vigor, cheia de encanto e beleza. Leva nos lábios um sorriso puro e suave. Com alegria, sorri das dificuldades da vida. Tudo é sonho. O brilho da sua juventude traz paz e alegria aos corações.

  • Lua Crescente (entra a jovem senhora):

Agora, como a jovem senhora, ela resplandece e brilha sem parar. Ela tem ânimo e entusiasmo em tudo que faz. Ela cresce a cada dia. Passa as roupas com detalhes. As gavetas são arrumadas com inteira perfeição. Tem grande entusiasmo e as forças são renovadas a cada dia.

  • Lua Cheia (senhora de 45 a 50 anos):

Esta fase é a mais bonita. Ela afora está pronta para aceitar todos os desafios da vida. Está mais experiente e mais ativa. A cada dia cresce e resplandece. Agora, ela entende melhor o esposo e os filhos. Está cheia do brilho da coragem e da experiência.

  • Lua Minguante (senhora magra, bem disposta, com mais de 70 anos e cabelos brancos):

Mesmo assim a mulher consegue brilhar, espalhando paz e sabedoria. Quanta tranqüilidade nesta 3ª idade. Fase em que já passou os arrojos da mocidade. Tranqüila, ela consegue transmitir tudo aquilo que a vida lhe deu. É serena, é capaz de ensinar o que a vida lhe ensinou.

Quem é esta que aparece brilhante como o sol? (entra o Sol) Em qualquer lugar ela brilha, trazendo alegria e esperança, brilhante como o sol. Sol é vida. A quem Deus deu o privilégio e realizou o milagre de produzir uma nova vida?

À mulher! Deus deu a mulher este dom. Ela traz vida no falar, ensinando as mulheres mais novas, e através de sua dedicação sem par, ela não só brilha, mas aquece também.

Esta que aparece formosa como a lua e brilhante como o sol também refulge como as estrelas, sempre e eternamente para ensinar a muitos a justiça de Deus, a lei de Deus.

As estrelas! Deus as criou de todos os tamanhos, para embelezar o céu. Cada estrela tem sua história. Lembram da Estrela dos Magos? (entra a Estrela dos Magos). Ela teve missão muito especial: mostrar Jesus aos Magos. Que privilégio! Ela levou quase dois mil anos. Devagar, alcançou seu objetivo e brilhou um brilho sem igual. As estrelas? Elas são muitas, são milhares! (entram as estrelas). Alegram o céu e dão vida à terra. Com muita sabedoria e numa bela poesia, o salmista diz: “Quando vejo os teus céus, obras dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparastes…”A todas as estrelas Deus conhece.

Conhece uma a uma. E chama-as pelos seus nomes. E as suas estrelas especiais, a cada uma dá uma tarefa, mas chamando-as pelo seu nome: Maria, Dulce, Isabel, Clarice, Noemi, Hilda, Luzia, …Como o Senhor conhece as suas estrelas e sabe que podem brilhar muito mais! E elas são inúmeras. Deus as criou com as suas mãos, e as colocou nos mais diversos lugares para expandirem a sua luz. E chamando, pergunta a cada uma: “como está sendo usado o brilho que te foi dado?

  • 1ª Estrela (vai ao microfone e fala, balançando as mãos):

Senhor, estou brilhando no meu lar e na minha família. O meu brilho é muito importante para meu esposo e para os meus filhos. Quero brilhar sempre e sempre. Atenção: todas as estrelas ao falarem balançam as mãos.

  • 2ª Estrela:

O meu brilho, Senhor, se espelha no meu trabalho. Trabalho com honestidade. Só assim, só assim posso brilhar para Jesus.

  • 3ª Estrela:

Já viram o esplendor do meu brilho? É porque vou levando a alegria e a esperança. Muitos precisam que eu brilhe cada dia mais.

  • 4ª Estrela:

Com fé vou brilhando, mostrando que em Deus tudo é possível, porque é ele que nos fortalece.

  • 5ª Estrela:

Vejam! O meu brilho é sem igual. É maravilhoso, porque Ele transmite a paz. Levo a paz por onde ando, porque Cristo é o Príncipe da Paz.

  • 6ª Estrela:

Vou levando o brilho da coragem aos corações abatidos e cheios de medo, porque Jesus nos garante: “Não temais, sempre estarei convosco”.

Cantam (com a música do hino 476 CC) este coro duas vezes, com a seguinte coreografia:

Balançando as mãos sempre na altura do peito.
Brilho celeste, Brilho celeste!
Enche a minha alma, a glória de Deus!

Levantam os braços bem alto e balançam para direita e para esquerda. Depois voltam à posição.
Com aleluias sigo cantando,
Mesmo sempre brilhando, o brilho dos céus!

Mesmo movimento 1ª parte, balançando ao Cantar “brilhando”.

O sol, a lua e as estrelas existem para glorificar a Deus . Assim é a mulher também:, foi criada para honra e glória do nosso Deus. O homem é a coroa da criação, a mulher é a jóia rara que ornamenta esta coroa. Como o sol, a mulher dá vida e calor. Como a lua, dá beleza e amor. Como estrela, brilha e corre como cadentes ou cometas que passam pela vida correndo, para tudo e a todos atender no tempo certo, na hora certa.

Todas as estrelas cantam, utilizando a música do hino 417 CC (enquanto cantam, as seis estrelas especiais que estavam posicionadas na frente de todas trocam de lugar correndo e sorrindo), com a seguinte coreografia:

Como corre estrelinha sempre a brilhar
No trabalho, agindo com fervor,
Brilha, estrela, pois seu brilho vem nos alegrar
Com a mensagem de amor.

Brilha no meio do teu viver,
Brilha no meio do teu viver,
(param as mãos, tremendo, brilhando)
pois talvez algum aflito possa socorrer;
Brilha no meio do teu viver
(estes dois versos são cantados com os braços levantados bem alto, e balançando para a direita e para a esquerda)

Como corre a estrelinha sempre a brilhar,
Ela corre, corre com ardor.
O seu brilho mais parece ao brilhante sol,
Tendo a mensagem de amor.
(trocam de lugar as seis)

Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, e refulgindo como as estrelas, sempre e eternamente?

Quem é esta que aparece de todos os cantos da terra, abençoando com sua vida outras vidas?

Quem é esta que aparece de todos os cantos da terra, brilhando, brilhando como uma verdadeira e bela estrela?

Entram os países e colocam-se nas pontas, ao lado das estrelas, formando um belíssimo quadro. Entra um de cada vez, à medida que for chamado. Obs.: senhoras vestidas, bem caracterizadas.

Apoteose de Noemi Muniz Chagas
(Cantares de Salomão 6.10 e Daniel 12.3

16 Comments

16 thoughts on “PROGRAMA PARA MISSÕES MUNDIAIS

  1. Gostaria de receber sempre programas amei esse sou crista de outra denominação ….Parabéns!!!!!!

  2. gostaria de trocar ideias sobre a mca trabalho na obra ja a alguns
    anos em, setembro ja e a nossa festa
    gostaria algumas ideias pra passar pra irmas

  3. Lucia, continue acompanhando o Blog. Na medida do possível, estamos publicando sugestões. O ideal é seguir as orientações da revista Visão Missionária.

  4. LEIA COM CARINHO

    Bom dia. Fiquei muito feliz ao ver a página da MCA na internete, não tina nocão de tanta coisa boa acharia aqui. Entrei a procura de como passar simplificadamente para as irmãs da igreja o que é uma MCA. Pois outrora era só festa, e quando tinha. Fui criada na igreja batista fui criada com a UFMBB. Hoje sou uma esposa de pastor batista, e estamos numa nova fase em nossa igreja. Próxima semana teremos um encontro com a qual passaremos a importancia de uma MCA. Obrigada por ler este recadinho e gostaria de receber a resposta de vocês. Há gostaria muito de estar recebendo uma irmã para estar trazendo uma reflexão no aniversário da MCA de 17 anos , em março de 2010, quem sabe você que está lendo poderar estar nos prestigiando? Pense!!!

  5. Amei. gostaria de sempre receber dicas de programas e eventos para MCA e Evangelismo e Missões, pois sou Diretora de Programa na MCA e também Diretora do departamento de Evangelismo e Missões da Igreja e muitas vezes faltam inspiração para coisas novas, por favor me ajudem

  6. Fiquei maravilhada ao ver seu blog pois , eu fui eleita pela misericordia de Deus a uma cordenadora de programa. só que ainda não sei o que fazer nem como e estou precisando de uma ajuda para ver um lindo trabalho para Deus com todas as mulheres da minha igreja. á pertenço a igreja batista memorial do camorim grande em angra dos reis.por favor me dê algumas sugestões, mande pelo meu imail, me ajudará muito. E saiba que Deus ficará feliz com isso, eu só preciso de ajuda bjus e foi um prazer conhecer seu blog que a paz do Senhor esteja no seu lar.

  7. gostaria de receber das amadas irmãs algum outro tipo de programação p/ um maior atrativo nos projetos de sustento missionário, sendo de poucos membros. sempre se fazem “feiras missionárias”, tá muito repetitivo e parece não está mais chamando tanto atenção, visto que os não crentes tem até uma participação razoável. queria uma programação que mobilizasse toda a sociedade. irmãs me desculpem se estou estrapolando, mas amo missões e gostaria que a igreja de cristo sentisse a felicidade nessas campanhas. se puderem me ajudar agradeço . grande abraço no amor de CRISTO nosso SENHOR.

  8. Queridas Irmãs a Paz do Senhor esteja com Voz fico feliz de encontrar algo que nos chame a antenção um blog dirigido para a MCA vcs estao de Parabéns gostaria de receber outras novidades em relação as campanhas de missoes tanto pra mulheres com pra ccrianças pois esse trabalho requer uma campanha dinamizada pra que a igreja se envolva na Campanha que esse é o nosso maior desejo, desde já agradeço um abraço em Cristo Jesus.

  9. Olá!!!!! gostei muito de tudo…..
    Sou Presidente da MCA da minha Igreja e gostaria de receber
    sugestões para estudos…..como não temos a revista sentimos
    um pouco de dificuldade para escolher os temas e encontrar os textos para estudos….. Que o Senhor os abençoe grandemente
    por este trabalho tão maravilhoso…
    Abraços

  10. É realmente maravilhoso a existência deste Blog, quando podemos compartilhar e aprender meios de nos aprimorar cada vez mas para a Obra do nosso DEUS, para ele demos o nosso tudo o nosso melhor.
    Gostaria de receber sugestões para o culto de nucleos, e reuniões de mca que enfatize missões…
    DEUS abençõe vocês!

    Abraçoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree