Home  //  Recursos Artigos  //  UFBAL REALIZOU CONGRESSO NO BRASIL
UFBAL REALIZOU CONGRESSO NO BRASIL
PDF
Imprimir
E-mail

UFBAL REALIZOU CONGRESSO NO BRASIL

Sandra Natividade

Membro do Conselho Editorial de OJB



A cidade de Foz de Iguaçu (PR) foi escolhida para sediar, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, no período de 14 a 17 de novembro, o Congresso da União Feminina Batista da América Latina, que em sua programação celebrou os 60 anos de sua organização. A instituição existe desde 1953 e atua em benefício da evangelização de toda a América Latina. O evento, sob o tema Andando no Espírito e a divisa em Gálatas 5.25, teve abertura solene no dia 14, se estendendo até o dia 17 de novembro, oferecendo estudos bíblicos, mensagens, grupos de interesse, plenárias, adoração, momentos de oração, confraternização e compartilhamento. As mensagens e palestras foram proferidas por Marlene Baltazar da Nóbrega Gomes, sob o título “Andando no Espírito, nos comprometemos com Deus”; Edméia Willians, “Andando no Espirito servimos sempre”; Lauren Bethel, “Andando no Espirito, resgatamos vidas”; pra Raquel Contreras, duas mensagens “Andando no Espírito, prossigamos construindo a história” e “Andando no Espírito somos vitoriosas”. Os estudos bíblicos foram facilitados pela profa Alícia de Zorzoli.

Os grupos de interesse receberam ministração da missionária Lidia Sônia Klava da Silva, coordenadora do PEPE em toda a América Latina; dra Amparo de Medina, profa Dayse de Oliveira, profa Wendy Villatoro e profa Lauren Bethel, membro do Conselho da ONU e detentora do Prêmio Direitos Humanos da ABM.

As traduções foram realizadas por voluntárias convidadas pela organização do evento, sendo a missionária Lidia Klava a grande responsável pela maioria das traduções do hispânico, português e inglês.

Todas as noites as delegações tinham participação ativa na programação do congresso, apresentando a riqueza da cultura popular dos seus países, inclusive com projeção em multimídia. A primeira apresentação ficou a cargo dos países que integram o Cone Sul. Uma noite depois, os países bolivarianos e, no sábado, última noite do evento, estiveram os países de Centro-América e México. A UFBAL, nestes últimos cinco anos, foi presidida por uma brasileira, a profa Marlene Baltazar da Nóbrega Gomes que dinamizou as ações, otimizando-as em vários segmentos: ajuda ao PEPE, participação em reuniões do concílio da BWA, ajuda humanitária ao trabalho missionário “Voluntários sem Fronteiras”, apoio às instituições que trabalham com grupos de risco, entre outros.

A UFBAL reúne em sua área de atuação os países do Cone Sul – Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai; países bolivarianos – Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela; países da Centro-América – Panamá, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Cuba e México.

O Congresso reuniu a representação dos países da América Latina contando com a presença da pra Raquel Contreras (Chile) e Patsy Davis (EUA), presidente e diretora executiva do Departamento da Aliança Batista Mundial das Mulheres, respectivamente. Um grupo de irmãs lideradas por Beatrice Melquias veio do Texas para participar do Congresso. O pr. Fernando Brandão, diretor executivo da da JMN, e a equipe de divulgação dos projetos daquela junta missionária estiveram apoiando o Congresso da UFBAL, congresso este que contou com mais de 670 inscritas e a presença de quase todos os países que fazem parte da UFBAL.

Como ocorre a cada cinco anos, houve neste congresso a realização do pleito que elegeu a nova diretoria, assim constituída: Sara Elizabeth Mendonza de Barrios (Venezuela), Nelly Hoyos Hoyos (Colômbia), Ofelia Rendón de Tapuy (Equador) e Dayse Santos Correia de Oliveira (Brasil), presidente, secretária, tesoureira e diretora de noticiário, respectivamente, como também as vice-presidentes que atuarão em cada país. A irmã Aildes Soares Pereira, atual secretária de promoção da UFMBB, representará o Brasil como vice-presidente da UFBAL nos próximos 5 anos. A posse para o novo quinquênio ocorreu no encerramento do congresso, momento em que a profa Marlene Baltazar passou simbolicamente para sua sucessora a capa com a bandeira dos países que compõem a América Latina.

Marlene Baltazar recebeu homenagem das líderes da América Latina através de pronunciamentos e placas de reconhecimento. Segundo Lúcia Margarida, diretora executiva da UFMBB, Marlene viveu nesses últimos cinco anos, mais nos países que formam a América Latina do que mesmo em seu país, o Brasil. Ela é uma mulher dinâmica que depende exclusivamente do Deus altíssimo, finalizou. Patsy Davis (EUA), depois de tecer palavras elogiosas, presenteou Marlene com souvenir formado por quatro crianças com as mãos estendidas para os céus, como símbolo de gratidão pelos empreendimentos recebidos da UFBAL nos cinco anos que Marlene, com sua competência, esteve à frente da UFBAL. Estendeu o gesto às integrantes da nova diretoria empossadas, presenteando-as com souvenir em forma de um pequeno sapato, simbolizando o trajeto que empreenderão com humildade nos próximos cinco anos.

AS PRESIDENTES

A história da organização registra com honra as mulheres que passaram por sua presidência:

Esther Silva Dias, Brasil, 1956/1960; Theresa Puis, Argentina e Olivia de Lerin, México, 1960/1965; Edna Lee de Guitiérrez, México, 1965/1968; Olivia de Lerin, México, 1968/1973; Olivia de Lerin, México, 1973/1978; Rosalba de Férnandez, Chile, 1978/1983; Ana María Swenson, Argentina e México, 1983/1988; Clelia Machinandiarena, Argentina, 1988/1993; Amparo de Medina, Colômbia, 1993/1998; Amparo de Medina, Colômbia, 1998/2003; Gloria Cabrera de Rivera, El Salvador, 2003/2008 e Marlene Baltazar da Nóbrega Gomes, Brasil, 2008/2013.

Ao longo de sua história, a UFBAL teve o privilégio de congratular-se com algumas publicações, entre elas a revista Mulheres em Missão, posteriormente substituída pela atual, Para Ti, Líder, tendo como redatora Alice Zorzoli, livros: Por la Gracia de Dios, de autoria de Clelia Machinandiarena; Famílias sanas em um mundo enfermo, de Nidia de Bedrossian e Libres de la violência familiar, escrito por Amparo de Medina.

Marlene fez história sendo a segunda brasileira a assumir a presidência da UFBAL. Ao lhe perguntarmos sobre esse fato, disse ser um privilegio, não tendo palavras para expressar tão grande dádiva, enfatizando ter aprendido a depender mais de Deus, reconhecendo que serviu apenas como instrumento nas mãos Dele. Disse ainda estar saindo feliz, tranquila, agradecida a Deus por tudo o que Ele fez, finalizou. A brasileira agradeceu a Lucia Margarida de Brito e a Aildes Pereira, diretora executiva e secretária de promoção da UFMBB, respectivamente, pelo apoio para a realização deste congresso no Brasil.

 

O tema do Congresso da UFBAL nos faz lembrar o do 20º Congresso da BWA, no Havaí/2010, sob o tema “Ouça o Espírito”. Há uma similaridade até porque a União Feminina é um organismo da Aliança Batista Mundial. Que andemos, pois, no Espírito até que Ele volte.

Compartilhe

 

Organizações Missionárias