Home  //  Recursos Artigos  //  Congresso Mulheres Costa do Sauípe
Congresso Mulheres Costa do Sauípe
PDF
Imprimir
E-mail

Congresso das Mulheres Batistas do Brasil – 2016

Edla Bispo

1ª Secretária da UFMBB

Com muita alegria no coração e eterna gratidão a Deus, registramos a realização do Congresso das Mulheres Batistas do Brasil, nos dias 20 a 23 de outubro de 2016, no Complexo Turístico Costa do Sauípe,  localizado no município de Mata de São João-BA, local  de extrema beleza. Tivemos 452 pessoas inscritas representando 25 UFMB Estaduais.

Sob o tema: “Levanta-se e Resplandece” , baseado em Isaías 60.1: “Levanta-te e resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti”, mulheres de todo o Brasil cantaram com todo o entusiasmo, o cântico oficial “Brilha, Jesus, de G. Kendrick, cujo estribilho diz:  “Brilha, Jesus, brilha forte nos povos sempre. Brilha, Jesus, deixa a chama arder. Fonte de amor, faz jorrar sobre  os povos sempre, Brilha, Jesus, deixa a chama arder”.

A celebração do evento contou com um excelente planejamento pela Comissão Organizadora da UFMBB, representada por Lúcia Margarida Pereira de Brito e a dedicada e eficiente equipe de trabalho composta de Aildes Pereira, Marcos Zanelli e Ilmar Neves Dias, dentre outros, que mesmo anônimos, contribuíram de modo eficaz.

Neusa Maria Resende Soares, presidente da União Feminina Missionária Batista do Brasil, em sua palavra inicial, afirma que “grandes coisas Deus fez por nós”, e conclama para que deixemos o Senhor operar em nós de um modo bem especial para que reflitamos a luz de Cristo.

A Coordenação Musical e muito inspirativa ficou a cargo de Jilza Feitosa de Araújo com a participação da Banda da Igreja Batista de Moça Bonita-RJ.

A Oradora Oficial, Peggy Smith Fonseca, trouxe profundos momentos de aprendizagem e crescimento espiritual nas mensagens e estudos bíblicos.  Ksenija Magda, da Croácia, presidente do Departamento Feminino  da Aliança Batista Mundial, fez veementes desafios às mulheres batistas brasileiras.

O Congresso proporcionou capacitação e conhecimento através dos grupos de interesse nas áreas de Jovens Mulheres Cristãs em Ação, Mensageiras do Rei e Amigos de Missões, coordenados pelas Profas. Elza Sant’Anna do Valle Andrade, Marli de Fátima González, Celina Veronese e Lídia Barros Pierrot Moreira.

Temas atuais e importantíssimos foram abordados nos workshops por preletores especialmente convidados: Profa. Lúcia Cerqueira Coelho de Souza,  “Como Lidar com a Questão Homossexualidade”; Profa. Janaina Eler de Carvalho Souza, “Tratando Traumas Emocionais”; Dr. Jorge Luiz de Miranda, “Quando a Emoção Vira Lesão”; Profa. Adriana Valente, “Transforme seus Talentos em um Negócio com Propósito”. Jilza Feitosa de Araújo, ministrando especialmente às Mensageiras do Rei enfatizou o tema: “Culto Cristão – Como cultuar  a Deus com o coração, mente e corpo”. Assuntos  relevantes como  “Olhando a minha História no Espelho da Vida” e “Princípios de Gestão Financeira para a Mulher Cristã Contemporânea”, foram amplamente trabalhados sob a instrumentalidade da Profa. Janaina Eler de Carvalho  Souza e Pr. Walmir Vieira.

A Convenção Batista Brasileira se fez representar com as presenças sempre alegres, firmes e marcantes do Pastor Sócrates de Oliveira Souza, Diretor Executivo, e  Nancy Gonçalves Dusilek, Vice-Presidente. Notória participação das Presidentes e Diretoras Executivas Estaduais, bem como as Diretoras Executivas do Centro Integrado de Educação e Missões (RJ), e Seminário de Educação Cristã (PE),  Drª Maria Bernadete da Silva e Profa. Solange Ribeiro.

Presenças marcantes também de Maria Izabel de Holleben, Presidente da Convenção Batista Independente, e Valdinásia Silva Oliveira, Presidente da União Evangelizadora Feminina da Convenção Batista Nacional.

A Noite Missionária foi um dos pontos altos do Congresso, quando as missionárias Mônica Peixoto, da Junta de Missões Nacionais,  e Márcia Carrilho, da Junta de Missões Mundiais,  testemunharam das maravilhas que Deus tem operado. Registre-se, com alegria, a criação da Boneca Meme contendo as cores do plano de salvação em seu vestido e que será confeccionada pelas mulheres  dos  diversos estados da federação brasileira objetivando o envio para meninas de povos estrangeiros a serem alcançados.

Impossível seria descrever tudo o que foi realizado, no entanto, reconhecemos que Deus usou e continuará usando pessoas comprometidas com o Seu reino para empreender   momentos como esses vividos em Sauípe. Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos.

Compartilhe

 

Organizações Missionárias