Home  //  Institucional Fotos Conferência Mundial BWA
Conferência Mundial BWA
Get the Flash Player to see this rotator.
OzioGallery2 by Joomla.it


CONFERÊNCIA MUNDIAL DE LIDERANÇA PARA MULHERES BATISTAS

Aildes Pereira
Secretária de Promoção da UFMBB
Vice-Presidente da UFBAL

A Conferência Mundial de Liderança para Mulheres Batistas aconteceu nos dias 18 a 21 de Julho de 2015, no Indaba Hotel, SPA & Conference Centre em Johannesburgo, África do Sul.

Todas as Uniões Femininas Continentais estavam representadas e o evento contou com a participação de aproximadamente 650 mulheres. Os representantes oficiais do Brasil, representando a UFMBB, foram: Aildes Soares Pereira, que também é Vice-Presidente da UFBAL e Daisy Santos Correia de Oliveira, Diretora do Noticiário (UFBAL). O total de brasileiras no evento foram cinco, contando com Lidia Sônia Klava (Missionária da JMM, no Paraguai) que foi uma das preletoras e as missionárias da JMM, Edna Carmona e Lucia Martiniano que atuam na África do Sul.

A conferência teve como tema “Levanta-te e Resplandece”, divisa em Isaías 60.1.e o Hino oficial “Levanta-te e brilha”, cantado com muito entusiasmo e vigor pelas mulheres presentes.

No dia 18, às 17h todas participaram do jantar no Chiefs Boma Restaurant, com decoração e comida no estilo africano, com direito a música típica local. Todas as participantes estavam usando trajes típicos e esbanjavam muita alegria.

A abertura oficial foi no dia 18 (sábado) à noite e todas as visitantes foram recebidas pelas africanas, que entraram caracterizadas, cantando e dançando, dando as boas-vindas. A chamada das Uniões Continentais foi feita por Patsy Davis, Diretora Executiva do Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial. Foi um momento de muita alegria e emoção.  Todas estavam usando suas roupas típicas. Cada presidente continental posicionou-se em frente ao seu estandarte e oficialmente foi aberta a conferência. Vários representantes denominacionais saudaram as irmãs, inclusive o Presidente da Aliança Batista Mundial, John Upton.  A mensagem foi proferida pela presidente, Raquel Contreras. A língua oficial foi o Inglês. Para nós, latinas americanas, foram feitas as traduções do inglês para o espanhol.  Três vice-presidentes da UFBAL que falam inglês fluente se revezaram na tradução.

Orando pela manhã – Essa atividade foi realizada no quarto. Seguia-se um roteiro: leitura bíblica do versículo escolhido para a divisa, cântico e oração pelos pedidos registrados para o dia. Nos devocionais matutinos foram trabalhadas as palavras chaves do texto: LEVANTAR e RESPLANDECER. No último devocional, todas foram desafiadas a aceitar e colocar em prática o compromisso de levantar e resplandecer a luz de CRISTO na vida e nas ações.

Estudos Bíblicos – A irmã Raquel Contreras discorreu sobre a vida de Abigail e Priscila destacando nelas o ato de Levantar e Resplandecer.

Testemunhos – Mulheres e jovens que se destacaram pela coragem de levantar e resplandecer em seus países deram testemunhos de suas ações e de como essa atitude mudou para sempre as suas vidas e a vida dos que vivem ao seu redor e de todos os que são atendidos nos projetos que foram implantados depois desse ato de coragem.

Grupos de Interesse – Foram apresentados 8 temas e cada participante poderia participar de dois. Os assuntos foram:

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;

2. Alcançar o ensino básico universal;

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde materna;

6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;

7. Garantir a sustentabilidade Ambiental;

8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Apresentação dos relatórios das Uniões Continentais – Os relatórios das Uniões Continentais foram apresentados por meio de vídeos e palavras das presidentes. Em seguida, o continente que orou durante os 5 anos se revelava e fazia uma apresentação (leitura de um texto, coreografia, jogral, etc.) e ao término entregava uma lembrança especial para a representante ou para todas as integrantes.  No final da reunião da noite de domingo e de segunda-feira, duas convidadas especiais, Philomena Wireda (Ghana) e Debby Akerman (USA) fizeram uma pequena meditação com base no verbo Levantar e Brilhar, finalizando com um período de oração. O Coro convidado para dirigir os períodos de louvor e adoração nos proporcionou momentos significativos de enlevo espiritual.

Devocionais – Os devocionais feitos pelas Uniões Continentais convidadas, na abertura das reuniões, tiveram como foco as palavras Levantar e Brilhar. Cada uma usou a criatividade. Fizeram o seu melhor e muito inspirou, levando todas a refletir sobre a atitude de levantar e brilhar diante das pessoas no mundo.

Dia Batista de Oração Mundial, 65 ANOS – Na segunda-feira, à tarde, foi o momento do Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial apresentar seu relatório e também fazer uma chamada para a importância da Celebração desse dia em cada país, bem como, promover o levantamento da oferta. O Coffee break, desse dia foi especial e o motivo foi o aniversário de 65 anos de existência do “Dia de oração” feito pelas mulheres Batistas de todo o mundo.

Sessão para eleição da nova Presidente e Tesoureira para o Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial - período de 2015 a 2020 - A relatora da comissão apresentou o relatório e em seguida fez a apresentação das mesmas. Presidente: Ksenija Magda – Croácia; Secretária/Tesoureira: Kathryn James (Kathy) – Virginia – USA e a Diretora Executiva – Patsy Davis que continua na função.

Outras atividades da Conferência:

Mercado Africano: vários grupos de mulheres Batistas africanas levaram peças típicas de sua cidade para exposição e venda. O dinheiro arrecadado com a venda será aplicado nos projetos desenvolvidos nas cidades de origem.

Safari – A sala foi dividida com as Uniões Continentais e cada uma delas foi representada por um animal da selva africana.  Na mesa de cada União Continental estavam expostas informações sobre o continente, sobre o trabalho realizado pela União Feminina e alguns objetos típicos para serem vendidos. Na entrada foi entregue um mapa com o roteiro. Á medida que a visita era feita, colava-se um adesivo com a foto do animal no continente visitado. O objetivo do Safari foi apresentar para o mundo, um pouco do que cada União Continental está fazendo para realizar a obra missionária, com o objetivo de ganhar vidas para Jesus.

Eu sou linda - Neste grupo a preletora trabalhou com a autoestima da mulher. Procurou destacar a beleza natural da mulher, a liberdade e alegria de viver bem com Cristo do jeito que ela é.

Estação de oração - Um grande mapa da África foi colocado no chão e as pessoas, à medida que caminhavam e se colocavam sobre cada país, paravam e oravam pelo mesmo. Quem mão queria pisar, colocava a mão sobre o país e orava. O objetivo era fazer uma viagem pelo país orando em favor de cada um deles.

Vestidos infantis feitos com fronhas - Uma equipe da igreja Bon Aire Baptist Church, em Richmond, Virginia, USA juntamente com a Sra. Kathryn B. Burnes, idealizadora desse projeto ensinava as irmãs interessadas como confeccionar o vestido. Lindos vestidos estavam expostos na sala.


Relatório da UFBAL
– Na noite de segunda-feira a UFBAL apresentou seu relatório com uma palavra da irmã Sara Barrios (presidente da UFBAL) e um vídeo mostrando os projetos sociais de vários países da América Latina. A UFM Continental da Ásia orou pelas mulheres cristãs da América Latina durante esses 5 anos. Este momento foi muito especial e significativo quando elas cobriram o grupo com um tecido transparente e cantaram o hino “Chuvas de Bênçãos” e entregaram para todas uns vidrinhos com água. A América Latina estará orando durante os próximos 5 anos – 2015 a 2020, pelas mulheres cristãs do Sul do Pacifico.

Entrega das lembranças enviadas pelas UF Estaduais – Recebemos cerca de 220 lembrancinhas enviadas por 10 UFMB Estaduais e distribuímos entre as conferencistas dos diversos países. Eles recebiam e sorridentes agradeciam o presente que estavam recebendo do Brasil.

Na terça-feira pela manhã aconteceu a sessão de encerramento com a apresentação das novas parceiras de oração entres as Uniões Continentais, apresentação do Coro Nigeriano e uma palavra da presidente eleita para os próximos cinco anos, irmã Ksenija Magda – Croácia.

O encerramento é um momento nostálgico e enigmático, pois ao mesmo tempo em que desejamos permanecer junto das irmãs vindas de vários países, também queremos retornar para o nosso país para compartilhar com os nossos queridos às experiências e bênçãos recebidas nos dias da realização do evento.

O nosso desejo é que as experiências vividas na conferência possam fortalecer a vida de todas que ali estiveram, para que tenham diariamente disposição e coragem para levantar e resplandecer a luz de Cristo para o mundo não importando com as circunstâncias adversas do dia a dia.

 

 

Organizações Missionárias