top of page
NOVA PROPOSTA

INTRODUÇÃO

 


A União Feminina Missionária Batista do Brasil é uma instituição comprometida em viabilizar a educação cristã missionária de crianças, meninas, adolescentes, jovens e mulheres, a fim de que se comprometam com a expansão do reino de Deus.


Para cumprir este propósito, a UFMBB


1. oferece educação cristã missionária na igreja local;

2. capacita líderes para a obra cristã missionária na igreja local e campos missionários;

3. produz material necessário para a educação cristã missionária.



A educação cristã missionária na igreja local ocorre por meio das organizações missionárias – Amigos de Missões, Mensageiras do Rei, Jovens Cristãs em Ação e Mulher Cristã em Ação.

Estas organizações, ao longo dos anos, têm contribuído para a formação de uma consciência missionária. Elas são responsáveis pelo despertamento de vocações que se cumprem nos campos missionários ou no viver diário daqueles que compreendem que é seu dever cumprir o ide de Jesus.
Reafirmando seu compromisso de promover e viabilizar a educação cristã missionária, e atenta às mudanças sociais e eclesiásticas dos tempos atuais, a UFMBB entende que é tempo de repensar sua dinâmica de trabalho, para que seja possível ampliar o alcance de sua proposta educacional.


 

JUSTIFICATIVA

1. O perfil da criança, do adolescente, da jovem e da mulher de hoje é diferente.

2. O número atual de organizações não corresponde ao crescimento de número de igrejas.

3. Apesar dos esforços para conquistar as mulheres mais jovens, elas ainda não se sentem atraídas pela dinâmica de trabalho em vigor.

4. Estamos perdendo grupos de mulheres que, embora estejam engajadas em outros ministérios, não estão sendo alcançadas com uma proposta educacional que visem ao seu desenvolvimento integral, com objetivo de atender ao ide de Jesus.

 



PROPOSTA DE ENSINO DE MISSÕES NA IGREJA LOCAL

Tendo em mente o cenário descrito nas justificativas, buscando a orientação e a direção de Deus, após vários estudos, chegou-se à seguinte proposta para o ensino de Missões na Igreja Local:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta proposta, as organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei permanecem com o mesmo formato e dinâmica de trabalho. No entanto, as organizações Jovens Cristãs em Ação e Mulher Cristã em Ação se fundem em uma única organização: MULHER CRISTÃ EM MISSÃO.

 


MULHER CRISTÃ EM MISSÃO


A organização Mulher Cristã em Missão mantém os mesmos objetivos da organização MCA, a saber:


Ter como meta alcançar todas as mulheres da igreja.

 

       Envolver as mulheres no cumprimento da Grande Comissão.

 

       Oferecer subsídios à mulher para aperfeiçoar-se física, espiritual, social e emocionalmente.

 

       Capacitar a mulher para fortalecer a vida espiritual do seu lar.

 

       Apoiar o educador cristão e/ou pastor na implantação e fortalecimento das organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei.

 

 

Para alcançar tais objetivos, a organização Mulher Cristã em Missão permanece com o mesmo conteúdo curricular de MCA, alcançando, assim, a mulher em sua integralidade. (Confira o conteúdo curricular em MCA – Estudos e Programas, páginas 28 a 33.)
O que muda?


1. O nome – Mulher Cristã em Missão.
2. A abrangência do público – as jovens passam a pertencer à organização Mulher em Missão.
3. A dinâmica de trabalho – estrutura, encontros e diretoria.

 


1. Estrutura de Mulher Cristã em Missão


A proposta da estrutura da organização é permitir que as mulheres se reúnam em grupos cujos interesses sejam comuns. Pensando nos diferentes estágios pelos quais passa a mulher ao longo de sua existência, a sugestão é que haja quatro grupos de mulheres: Jovem, Singular, Mãe e Plena.
É possível que a realidade de uma igreja não permita a formação dos quatro grupos sugeridos. Neste caso, formam-se apenas os grupos possíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: A mãe de filhos jovens e adultos poderá escolher o grupo do qual fará parte. Ela poderá participar do grupo Singular ou do grupo Mãe.

 

1.1. Jovem – Deste grupo farão parte as jovens solteiras. São jovens que estão em seu período de formação profissional, que estão começando a se posicionar na sociedade e que precisam de uma formação cristã sólida para que possam resplandecer a luz de Jesus onde estiverem.
Neste grupo, a jovem...

 

  •  Terá oportunidades para crescer integralmente.

  •  Receberá estudos e atividades que a orientem para uma vida cristã em constante crescimento espiritual.

  •  Será orientada sobre temas importantes para o desenvolvimento do seu bem-estar pessoal, tais como: sentimentos, comportamento, temperamento, ética, vocação, sexualidade, saúde e beleza.

  •  Terá oportunidade para se capacitar para um relacionamento humano satisfatório, visando a uma vivência cristã saudável e útil.

  •  Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.

  •  Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

 

 

1.2. Singular – Deste grupo farão parte as mulheres que não tem filhos, as mães de jovens e adultos que não desejam participar do grupo de mães, as solteiras, as viúvas e as divorciadas.
Neste grupo, a mulher singular...

 

  • Será enriquecida em sua vida espiritual.

  • Participará de estudos, encontros, clínicas, que irão tratar de assuntos relacionados à vida emocional, física e profissional da mulher.

  • Será atendida em suas necessidades específicas enquanto jovem casada, solteira, viúva ou divorciada.

  • Terá a oportunidade de desenvolver relacionamentos por meio de passeios culturais, viagens missionárias, redes sociais, etc.

  • Receberá sugestões de bons livros e filmes para seu crescimento.

  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.

  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

1.3. Mãe – Deste grupo farão parte as mulheres mães de primeira viagem, de crianças pequenas e de filhos adolescentes. As mulheres mães de jovens e adultos poderão, também, participar deste grupo, caso queiram.
Neste grupo, a mulher mãe...

 

  • Receberá estudos relacionados com a família que exijam a atenção da mulher cristã que é mãe, tais como: comunicação entre o casal, pais e filhos; ajustamento na vida conjugal; a recreação e a família; preparação de futuras mães; disciplina e educação dos filhos; etc.

  • Será incentivada a promover o enriquecimento da vida espiritual dos membros de sua família, através de ênfases dadas à promoção de culto da família no lar e uso das revistas Manancial e Sorriso entre os familiares.

  • Terá a oportunidade de participar de uma rede de apoio às mulheres mães, na qual possa encontrar suporte espiritual e emocional na tarefa de criar os filhos.

  • Desfrutará de momentos de lazer e descanso.

  • Intercederá em favor dos filhos.

  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.

  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

1.4. Plena – Deste grupo farão parte as mulheres acima de 60 anos, ou seja, as que estão na terceira idade.
Neste grupo, a mulher plena...

 

  • Poderá explorar suas potencialidades e habilidades, desenvolvendo sua autoestima.

  • Será atendida em suas necessidades de afeto, atenção e respeito.

  • Receberá orientações sobre práticas preventivas, como: aprender a se alimentar corretamente, importância da atividade física saudável e do descanso, fatores de risco de doenças cerebrais, entre outras.

  • Terá oportunidade de participar de projetos sociais, passeios culturais, estudos, etc.

  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.

  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

2. Encontros


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.1. Encontros Mensais


A proposta é que as mulheres cristãs em Missão se reúnam mensalmente em um encontro, que poderá ser realizado na igreja, em dia e horário mais acessível. O encontro será dividido em dois momentos:

 

  • Primeiro: Neste primeiro momento, de aproximadamente 45 minutos, o grupo estará todo reunido para uma parte devocional e para a apresentação do estudo mensal editado na Visão Missionária. Além disso, haverá um momento para informações sobre a obra missionária no Brasil e no Mundo e um momento para a promoção de Educação Cristã Missionária.

 

  • Segundo: Neste segundo momento, de aproximadamente 45 minutos, os grupos específicos se reunirão em salas separadas para refletir em torno de temas que sejam do seu interesse. Para tanto, irão utilizar os artigos editados em Visão Missionária, com exceção das jovens, que terão à disposição artigos publicados na Ela - Vida & Missão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2.2. Encontros Semanais


Semanalmente, as mulheres poderão se reunir nos lares em PGMs, agrupando-se por proximidade. Nestes encontros serão utilizados os roteiros de PGMs publicados em Visão Missionária ou Manancial.
Na semana em que houver Encontro Mensal, os PGMs não se reúnem, para que todas participem da programação mensal. 
As mulheres também poderão se reunir semanalmente para oração e intercessão. Nesses encontros, as mulheres serão incentivadas a orar seguindo as sugestões do Projeto Mulheres Intercessoras.





 

 

 

 

 

 

 

2.3. Reuniões deliberativa e de planejamento


Trimestralmente, um período do encontro mensal será destinado a planejamento e deliberações. As mulheres poderão ainda, se desejarem, se reunir em dia e horário mais acessível especificamente para reuniões de planejamento e deliberativa.


2.4. Atividades


As mulheres cristãs em Missão deverão promover as seguintes atividades: Oração em favor de Missões Nacionais, Oração em favor de Missões Mundiais, Dia Batista de Oração Mundial e Dia de Educação Cristã Missionária.
Para a promoção do Dia de Educação Cristã Missionária, as mulheres cristãs em Missão deverão realizar, no mês de junho, em conjunto com os Amigos de Missões e as Mensageiras do Rei, uma programação especial com o objetivo de divulgar a relevância da educação cristã missionária na igreja, do despertamento de vocações e do sustento das nossas casas de ensino – CIEM E SEC.
As mulheres poderão, ainda, realizar outras atividades, conforme seu planejamento, tais como: retiros, acampamentos, congressos, reuniões de intercâmbios, estudo de livros em classe, festas e momentos de lazer, chás etc.

 

 

 

 

 

3. Diretoria

A organização Mulher Cristã em Missão terá uma coordenadora geral, uma vice-coordenadora, uma secretária, uma coordenadora de PGMs e uma líder para cada um dos grupos específico. Ainda farão parte da diretoria as orientadoras das organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei.

 

A coordenadora geral coordena o funcionamento geral e o funcionamento dos grupos específicos.

 

A vice-coordenadora substitui a coordenadora geral, apoia e incentiva o trabalho dos grupos específicos e administra as finanças.

 

A secretária registra as reuniões de planejamento e deliberativa, cuida da correspondência da organização, prepara e envia os relatórios.

 

A coordenadora de PGMs orienta a formação dos PGMs, acompanha o desenvolvimento dos grupos, orienta as líderes de cada PGM e coordena, juntamente com elas, as ações de compaixão e graça.

 

Caso a igreja já adote a estratégia de pequenos grupos multiplicadores, a coordenadora deverá trabalhar subordinada à liderança do pastor e/ou do coordenador de PGM da igreja.

 

A coordenadora de estudos e eventos planeja e coordena, juntamente com a coordenadora geral, estudos mensais, sociabilidade e eventos e mobiliza as mulheres para realizar a atividade de entrega da Bíblia Branca.

 

As líderes de grupos específicos (Jovem, Singular, Mãe e Plena) planejam, juntamente com a coordenadora geral, as ações voltadas para o grupo que lideram, dirigirem a reunião do grupo específico e mobilizaram as mulheres do seu grupo nas ações e encontros/reuniões.

 

As orientadoras de AM e MR cumprem as atribuições do cargo de orientadora das organizações AM ou MR, representam e promovem as organizações AM e MR nos encontros de Mulher Cristã em Missão, participam das reuniões de planejamento de Mulher Cristã em Missão, poiam as atividades de Mulher Cristã em Missão e delas participam ativamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sem abrir mão de sua missão, de seus valores e objetivos, a UFMBB dá início a um novo tempo, com mudanças que irão contribuir para que cada vez mais mulheres estejam comprometidas com a expansão do Reino de Deus.


Com esta proposta, aprovada por seu Conselho Executivo em 11 de março de 2017, a UFMBB pretende fortalecer as organizações existentes e ampliar seu alcance, promovendo o início de novas organizações.

Estrutura UFMBB
Como funciona a MCM
Encontros MCM
Diretoria Mulheres igreja local
Encontros mensais MCM
Encontro semanal MCM

Viu como a proposta educacional da UFMBB é bem elaborada e pensada para valorizar a educação cristã missionária? Então, não perca tempo. Adquira agora mesmo o manual para sua organização. Ainda não tem a organização missionária em sua igreja? Esta é a sua oportunidade de iniciar. 

Proposta educional dos amigos de missões ufmbb
Proposta educaional da MCM
Proposta educaional das Mensageiras do Rei MR UFMBB
bottom of page