“Tudo posso naquele que me fortalece” (v.13).
Filipenses 4.8-13 – 176 cc
Andar no caminho certo e fazer o que é certo é um desafio. Escrevendo aos filipenses, Paulo deu orientações para um viver em conformidade com os propósitos e vontade de Deus. Viver de maneira libertina e sem parâmetros não traz paz. Por outro lado, ser legalista e mero cumpridor de normas também não traz sossego.
Para andar no caminho certo, devemos prioritariamente guardar nossa consciência (v.8). Pensamentos errados levam a sentimentos errados; sentimentos errados levam a comportamentos errados. Por isso, devemos levar todo pensamento cativo à obediência de Cristo (2Co 10.5). As nossas maiores batalhas são travadas no campo da mente. Nessa trincheira, a guerra é vencida ou perdida. Paulo faz uma lista daquilo que deve ocupar
nosso pensamento.
Além da consciência, devemos estar atentos à conduta (v.9). Biblicamente não é possível separar atos exteriores de atitudes interiores. Há uma íntima conexão entre “Seja isso que ocupe o vosso pensamento” (v.8) e “praticai” (v.9). A ordem é clara: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim.”
A confiança é o terceiro aspecto que devemos observar (v.13). Paulo estava preso quando escreveu aos cristãos de Filipos. Mesmo cansado e na iminência de morte, colocou sua dependência no Senhor que fortalece.
Ao guardar nossa mente, ações e confiança, estamos no caminho certo para honrar a Deus.
Autor: Pr. Fabio Martins
Acesse www.ufmbb.org.br e se siga conectado a UFMBB!
@ufmbbrasil - https://www.instagram.com/ufmbbrasil/
Comments