top of page
  • Foto do escritorUFMBB

09/05 - Enfrentando o vale da depressão

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” (v.11).

Salmos 42 – 339 cc

O ser humano está sujeito à depressão, inclusive o cristão. Os principais sintomas desta grave doença são: irritabilidade, tristeza profunda e persistente, falta de interesse em realizar atividades que antes davam prazer, sensação de vazio, cansaço e desmotivação, transtornos alimentares, distúrbios do sono, esquecimento, ansiedade e angústia, dificuldade de concentração, crises de choro sem razão, dificuldade para tomar decisões, baixa autoestima com sensação de inutilidade, pensamentos negativos e destrutivos.


Jesus se sentiu profundamente triste em vários momentos de seu ministério, mas, principalmente, antes e durante seu sacrifício na cruz. Muitos salmos, como o 42, expressam a intensa tristeza ou angústia de seus autores. Personagens bíblicos fiéis a Deus passaram por profunda tristeza e apresentaram sintomas de depressão, como Jó, Elias (1Re 19) e Paulo (2Co 4.8-9).


Todos eles a superaram, mesmo que (como aconteceu na maioria dos casos) as causas que a geraram não tenham sido mudadas. A graça do Senhor sempre esteve com eles; o cuidado de Deus os sustentou nesses dias de escuridão. O mesmo acontece conosco. Não importa se estejamos atravessando o vale da sombra da morte, o Senhor está conosco, sua vara e seu cajado nos consolam. Apegue-se a ele.


A depressão pode tentar roubar nossa vida, mas o Senhor, o doador da vida, que nos vivificou quando estávamos mortos, está conosco.


Autor: Pr. Walmir Vieira


Acesse www.ufmbb.org.br e se siga conectado a UFMBB!




50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page